Projeto Quintal –
Livelihoods Fund e DANONE

2018

Minas Gerais | Mata Atlântica

Ajudamos o Livelihoods Fund a desenhar um sistema de Climate Smart Agriculture para melhorar a pegada socioeconômica e ambiental da produção local de leite e suprimento da DANONE Brasil.

​Área: 14.000 Ha

Entidades parceiras:

  • COOPAS / Cooperativa Regional Agropecuária De Santa Rita De Caldas

Entidade financiadora:

Entidade contratante:

  • Danone Brasil

1/1

300

Propriedades Atendidas

Principais Pontos

+ 60%

+ 20%

Aumento na Produtividade

Vacas em lactação

+35%

Margem bruta mensal por litro

Problema

Os agricultores familiares da região de Poços de Caldas e municípios vizinhos estão deixando as atividades leiteiras por causa da baixa rentabilidade e aumento das oscilações de produção. As causas principais são programas de assistência técnica ineficientes ou inexistentes, pastagens degradadas e degradação dos serviços ecossistêmicos, aumento da variabilidade climática e práticas de produção ineficientes. Além disso, a unidade de processamento de leite locais da DANONE Brasil sofrem por altos custos de logísticas por compra de leite longe da unidade de processamento, impactando a rentabilidade da cadeia.

Solução

O fundo Livelihoods fez uma parceria com o Adapta Group para apoiar a DANONE Brasil no desenvolvimento de um sistema de produção resiliente e regenerativo em 20% de sua cadeia de valor. O design seguiu a metodologia do programa MAIS. Um número total de 300 agricultores com uma área total de mais de 14.000 hectares estaria envolvido em práticas regenerativas para fornecer ao DANONE Brasil leite de alta qualidade proveniente de pastagens restauradas através de sistemas silvipastoris.

Várias soluções sustentáveis, como o uso de biodigestores de pequena escala, controles biológicos de pragas, sistemas de reciclagem de água e pastagens rotativas, reduziriam significativamente a pegada ambiental da produção de leite, aumentando a produtividade e os lucros tanto para os agricultores quanto para a DANONE.

Atividades de geração de renda alternativa, como sistemas orgânicos de frangos e sistemas agroflorestais, aumentariam ainda mais a renda dos agricultores, ao mesmo tempo em que restaurariam grandes quantidades de áreas degradadas. O sistema seria implementado através da criação de um programa específico de assistência técnica ligado a um mecanismo de crédito que ajudaria os agricultores familiares a implementar as inovações.

A estratégia de saída do programa consiste na criação de um serviço específico gerenciado diretamente pela DANONE Brasil para ajudar os agricultores a continuar sua atividade de restauração enquanto ajuda outros fornecedores do DANONE a entrar no programa.

OBS: O programa não foi financiado e executado.

Impacto

Leite Bovino​

  • Propriedades atendidas: 300

  • Total de hectares: 15.000

  • Volume de leite = aumento de 100%

  • Produtividade = aumento de 60%

  • Margem Bruta Mensal por litro = aumento de 35%

  • Vacas em lactação = aumento de 20%

  • 100% das fazendas com centro de manejo de animais adaptado

  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 70% (estimativa)

  • Sequestro mínimo de 4 ton CO2eq/Ha/ano nas pastagens

  • Restaurar gradualmente 100% das pastagens degradadas (durante um período de 10 anos)

Outras informações

Passos do MAIS executados:

1. Avaliação da cadeia de suprimento

2. Planejamento e implementação da transição regenerativa