Nossa História

Trabalhamos com as famílias produtoras e o setor de alimentos para regenerar 1 milhão de hectares até 2030.

ADAPTA Sertão foi uma das primeiras coalizões de organizações no território brasileiro que se juntaram para criar uma estratégia sólida e replicável de regeneração ambiental e adaptação a mudança para pequenos produtores familiares que vivem num dos biomas mais fragilizados do Brasil, ou seja, a Caatinga.

Desde 2006, o ADAPTA Sertão recebeu suporte de diversas entidades de financiamento para testar vários arranjos produtivos em parceria com cooperativas e associações produtivas do semiárido Baiano nas linhas de leite bovino, carne ovina, frutas e hortaliças que pudessem dar uma resposta concreta para as famílias produtoras.

Foto 1.jpg

Lançamento da coalizão Adapta Sertao no 2006 em Pintadas, Bahia.

Estes experimentos evoluíram organicamente, acabando se integrando gradativamente um com outro através de uma abordagem participativa de baixo para cima. No quadriênio 2014-2018, através de um financiamento do fundo Proadapt do  Banco Interamericano de Desenvolvimento , as experimentações se condensaram numa solução integrada e sistêmica chamada MAIS – Modulo Agroclimático Inteligente e Sustentável para escalar a agropecuária regenerativa na cadeia de suprimento do setor de alimentos.


Em 2018, foi criada a empresa ADAPTA para que o esforço coletivo que resultou no desenvolvimento do MAIS, pudesse incluir a resiliência climática e a regeneração do solo e dos ecossistemas de forma sistêmica em seus processos produtivos.


Hoje o MAIS é uma solução que entrega resultados tangíveis para grupos de produtores, corporações, instituições públicas e financeiras e organizações não governamentais. O objetivo do MAIS, é implementar e disseminar em escala práticas regenerativas, sustentáveis e que geram resiliência climática nos biomas e nas cadeias de valor agropecuárias mais diversas e sobretudo com viabilidade econômica para as famílias produtoras e os principais atores da cadeia.

Missão

Regenerar 1 milhão de hectares até 2030 através de práticas de agropecuária regenerativa e engajando 5000 famílias produtoras. 

Nossos princípios

Maximizar a

saúde do solo

Planejar intervenções holísticas que promovem cadeias regenerativas, resilientes e sustentáveis (food to fork)

Promover a igualdade de gëneros

Medir os resultados do nosso

trabalho através de indicadores de impacto

Criar valor socioeconômico para todos os atores envolvidos

Untitled design (8)_edited.jpg
IMG_9984.JPG

Visão

O setor agropecuário contribui com 10% do faturamento global (USD$ 7 trilhões por ano). Apesar disso, ele é responsável por 25% dos gases efeito estufa, 85% do consumo hídrico, 90% do desmatamento e causa a perda de 70 pentagramas de solo por ano. A indústria agroalimentar tem um papel central em promover a sustentabilidade dos nossos alimentos, pois ela adquire, beneficia e processa a maior parte da produção agropecuária. Mas para se tornar um meio de regeneração dos nossos solos e ecossistemas, é necessário que aconteça uma integração produtiva entre as agroindústrias e os produtores com base em critérios de saúde do solo, regeneração ambiental e geração de valor econômico e social.

 

Por essa razão, ADAPTA desenvolveu o MAIS, uma solução integrada que consegue analisar, planejar e implementar a transição regenerativa nas cadeias de suprimento do setor agropecuário. O MAIS demonstra que a agricultura regenerativa pode ser rentável, escalável e sustentável.

Nossa Equipe

A profunda transformação que o nosso sistema econômico e produtivo precisa, passa necessariamente por uma integração entre os aspectos técnicos, produtivos, econômicos, financeiros, sociais e ambientais. Por isso a coordenação executiva e a rede de colaboradores técnicos é composta por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que ajuda montar e capacitar equipes locais de técnicos para implementar projetos inovadores que garantem impactos tangíveis e duradouros.

Fundadores

Conselheiros

Colaboradores

Adapta executa seus projetos criado equipes com capacidade específica, trabalhando com uma extensa rede de colaboradores. Entre em contato conosco para saber mais.

Aceleradoras

O trabalho da Adapta foi fortalecido através de parceiras com as seguintes aceleradoras:

CLIMATE VENTURES LOGO.png
agtech-garage-logo-png-196x165.png
Land Accelerator Logo.png
itforum logo.jpeg